UNEP
SCMP.ORG.BR
LIGUE (35) 3529-1457
Seja um doador

A Santa Casa de Passos está participando de um importante estudo na área de cardiologia, sobre pacientes com Síndrome Coronariana Aguda

No último dia 12 de junho, a importante revista internacional Eurointervention, jornal oficial da Associação Europeia de Intervenções Coronárias Percutâneas, publicou sobre a pesquisa NEOMINDSET.

O estudo NEOMINDSET, que atualmente está em andamento na Santa Casa e em outros 43 centros médicos e hospitais, tem o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança da terapia antiplaquetária única (SAPT) com um potente inibidor de P2Y12 em comparação com a terapia antiplaquetária dupla (DAPT) tradicional, por 12 meses após intervenção coronária percutânea (ICP) com Stents farmacológicos (DES) em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA).

A terapia antiplaquetária dupla (DAPT) é atualmente o padrão de cuidado após a intervenção coronária percutânea (ICP). Estudos recentes sugerem que a redução da DAPT para 1-3 meses seguida por uma estratégia de terapia antiplaquetária única (SAPT) sem aspirina, com um potente inibidor de P2Y12 é segura e associada a menos sangramento.

No entanto, até o momento, nenhum estudo randomizado testou o impacto de iniciar o SAPT imediatamente após a ICP, particularmente em pacientes com síndromes coronarianas agudas (SCA).

E o NEOMINDSET foi idealizado para comparar SAPT versus DAPT em 3.400 pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) submetidos a ICP com os stents farmacológicos (DES) de última geração.

Após ICP bem-sucedida e até 4 dias após a internação, os pacientes são randomizados para receber SAPT com um potente inibidor de P2Y12 (ticagrelor ou prasugrel) ou DAPT (aspirina mais um potente inibidor de P2Y12) por 12 meses. A aspirina é descontinuada imediatamente após a randomização no grupo SAPT. A escolha entre ticagrelor e prasugrel fica a critério do investigador.

Liderado por uma equipe de renomados médicos e pesquisadores, e idealizado pelo Hospital Israelita Albert Eintein, o estudo NEOMINDSET tem como principal hipótese que SAPT é não inferior para eventos isquêmicos e superior para eventos hemorrágicos em comparação com DAPT.

Na SCMP, o pesquisador principal à frente do estudo é Dr. Walter Alvarenga de Oliveira. Coordenador do serviço de cardiologista no hospital e médico do corpo clínico da Santa Casa há mais de 30 anos, Dr. Walter, juntamente com sua equipe de hemodinamicistas, promoveu a inclusão de vários pacientes do hospital no NEOMINDSET.

Este é o primeiro estudo projetado especificamente para testar SAPT versus DAPT imediatamente após ICP com DES em pacientes com SCA. Este estudo, que está recrutando um grupo diversificado de participantes diagnosticados com síndrome coronariana aguda, fornecerá informações importantes sobre a eficácia e segurança da retirada da aspirina na fase inicial da SCA.

Os resultados do estudo NEOMINDSET ainda não foram divulgados. Porém a previsão para o fim das inclusões dos pacientes está prevista para o começo do ano de 2024.

Cadastro do estudo no ClinicalTrials.gov: NCT04360720

Fonte: https://eurointervention.pcronline.com/article/p2y12-inhibitor-monotherapy-versus-dual-antiplatelet-therapy-in-patients-with-acute-coronary-syndromes-undergoing-coronary-stenting-rationale-and-design-of-the-neomindset-trial

SOBRE A UNEP
Criada em 2015, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos gerencia, organiza e promove a formação profissional e acadêmica em saúde, desenvolve e coordena pesquisas clínicas e projetos de inovação, disseminando e construindo o conhecimento.
ACESSO RÁPIDO
ATENDIMENTO
Telefone
(35) 3529-1457
© 2024 UNEP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.