UNEP
SCMP.ORG.BR
LIGUE (35) 3529-1457
Seja um doador

NEONATOLOGIA

O objetivo do Programa de Residência Médica em Neonatologia é formar o neonatologista que presta assistência médica ao nascido vivo desde o nascimento até, no mínimo, 28 dias de vida, em vários níveis de complexidade, que incluem o atendimento em sala de parto, alojamento conjunto, unidade de cuidados intermediários e intensivos, transporte intra/extra-hospitalar e acompanhamento ambulatorial de neonatos de risco. O programa considera que a capacitação para atender e/ou chefiar um serviço de neonatologia tem como componente imprescindível os cuidados intensivos neonatais, que necessita do treinamento mínimo de doze meses em período integral.

 

* R1 - Primeiro Ano

O médico residente no primeiro ano cumprirá, em estágios rodiziados, a carga horária mínima de:

- 20% em suas atividades na sala de parto da Santa Casa de Misericórdia de Passos e alojamento conjunto, responsabilizando-se diariamente por, no mínimo, cinco pacientes, e no máximo, dez pacientes.

- 30% em cuidados intermediários neonatais, realizados na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Passos responsabilizando-se diariamente por, no mínimo, quatro pacientes e, no máximo, oito pacientes.

- 40%  em cuidados intensivos neonatais, realizados na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Passos responsabilizando-se diariamente por, no mínimo, dois pacientes, e no máximo, quatro pacientes.

- 10% em acompanhamento ambulatorial, no PROMAI, de recém-nascidos a termo, de risco e de muito baixo peso, responsabilizando-se por no mínimo quatro e no máximo seis pacientes.

 

R2 - Segundo Ano

O médico residente no segundo ano cumprirá, em estágios rodiziados, a carga horária mínima de:

- 20% em sala de parto de recém-nascidos de risco.

- 60% em cuidados intensivos neonatais, responsabilizando-se diariamente por, no mínimo, dois pacientes e, no máximo, quatro pacientes, incluindo cardiopatias congênitas, pré- e pós-operatórios e procedimentos.

- 10% em diagnósticos por imagem, atividades de supervisão e transporte intra e extra-hospitalar.

- 20% em seguimento ambulatorial multidisciplinar de recém-nascidos de risco e de muito baixo peso, responsabilizando-se pela orientação de, no máximo, seis pacientes por período.

 

1

SOBRE A UNEP
Criada em 2015, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos gerencia, organiza e promove a formação profissional e acadêmica em saúde, desenvolve e coordena pesquisas clínicas e projetos de inovação, disseminando e construindo o conhecimento.
ACESSO RÁPIDO
ATENDIMENTO
Telefone
(35) 3529-1457
© 2024 UNEP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.