UNEP

ANESTESIOLOGIA

O objetivo do Programa de Residência Médica em Anestesiologia é tornar o médico residente apto a promover a saúde, prevenir, diagnosticar e tratar complicações relacionadas à procedimentos em anestesiologia, bem como desenvolver habilidades para o reconhecimento precoce de consequências relacionadas ao ato anestésico-cirúrgico e raciocínio crítico nas subespecialidades e nas diversas áreas de atuação no pré, intra e pós-operatório (anestesiologia pré-operatória). 

 

* R1 - Primeiro Ano

- Preparar o médico residente para as práticas anestésicas seguras e adequadas, de acordo com os preceitos éticos e bioéticos das responsabilidades do anestesiologista. 

- Preparar o médico residente para o acolhimento do paciente no centro cirúrgico com aplicação de entrevista pré-anestésica, identificação de possíveis complicações e minimização das mesmas (avaliação pré-anestésica consiste em consulta anterior à cirurgia, sendo esta realizada em pacientes internados previamente e/ou agendados conforme a disponibilidade da instituição). 

- Preparar o médico residente com treinamentos para manuseio de todo e qualquer equipamento utilizado no centro cirúrgico e fora dele. 

- Preparar o médico residente de primeiro ano para acompanhamento pré-operatório, ou seja, acompanhamento/realização de consulta/entrevista pré-operatória, análise da história clínica, exame físico geral e interpretação de exames complementares (avaliação de diagnóstico dos desvios de normalidade. Realização do planejamento anestésico individualizado).

- Desenvolver as habilidades para as práticas de técnicas anestésicas de forma adequada e segura, incluindo domínio em fisiologia aplicada e farmacologia/farmacodinâmica dos anestésicos de escolha.

- Atendimento às queixas e intercorrências agudas durante a anestesia.

- Capacitar o médico residente na prevenção e diagnóstico precoce de complicações relacionadas à anestesia.

- Capacitar o médico residente em todos os procedimentos ao uso de dispositivos para proteção dos pacientes nos mais diversos posicionamentos necessários para a realização das cirurgias de forma a prevenir lesões e/ou complicações relacionadas dentro e fora do centro cirúrgico.

- Capacitar o médico residente quanto à assistência realizada em urgência e emergência (PCR e demais complicações relacionadas à anestesia) dentro e fora do centro cirúrgico.

- Realização de atividades práticas hospitalares sob supervisão de docente em toda a instituição e anexos.

- Prescrição e alta de pacientes na Sala de Recuperação Pós-Anestésica.

- Participação como auxiliar ao anestesiologista assistente em anestesias e atividades afins.

 

Médico Residente - R1 Duração
RPA 13%
Pré e pós-anestésico 12%
Centro Cirúrgico e Ambulatorial 39%
Estágio 8%
SADT 5%
Plantão em Anestesiologia 15%
Atividade Teórica 8%

 

* R2 - Segundo Ano

- Desenvolver capacitação em metodologia como facilitador do processo de aprendizagem para a confecção de produções científicas relacionadas à práticas anestésicas. 
- Realizar monitorização (invasiva e/ou não invasiva) hemodinâmica, bem como analisar, reconhecer e tratar as reações esperadas e as complicações relacionadas à anestesia. 
- Desenvolver a capacidade de indicação da anestesia de forma individualizada e segura a partir de discussão com o cirurgião levando em consideração local, duração, peculiaridades da cirurgia a ser realizada e morbidades/perfil/condições do paciente. 
- Domínio das técnicas e práticas anestésicas (inalatórias, endovenosas, bloqueios periféricos/neuroeixo) bem como reações esperadas, complicações, indicação e contraindicação. 
- Reconhecer distúrbios hidroeletrolíticos e distúrbio ácido básico identificando causas e proporcionando o tratamento adequado em cada uma das afecções. 
- Realização de reposição volêmica e/ou hemotransfusão bem como reconhecimento de distúrbios relacionados: medicina guiada por metas. 
- Interação anestesista-cirurgião nos diversos tempos cirúrgicos para a otimização hemodinâmica (hemostasia e anticoagulação) 
 
Médico Residente - R2 Duração
RPA 5%
Pré e pós-anestésico 12%
Centro Cirúrgico Geral e Ambulatorial 39%
Estágio 8%
SADT 13%
Plantão em Anestesiologia 15%
Atividade Teórica 8%

 

* R3 - Terceiro Ano

- Capacitar o médico residente no que se preconiza para a realização de anestesia em especialidades específicas e de alta complexidade (anestesia em emergências e politrauma, cirurgias plásticas, buco-maxilo facial e odontológicas, cirurgia torácica, cardiovascular, neurocirurgias, transplantes, anestesia para pacientes pediátricos e idosos, pacientes com distúrbios endocrinológicos). 
- Capacitação do médico residente R3 em ventilação mecânica e suporte ventilatório. 
- Desenvolver o conhecimento para práticas no atendimento de emergências com suporte ventilatório e tratamento do choque. 
- Desenvolver a interação anestesista-cirurgião nos diversos tempos cirúrgicos para a otimização hemodinâmica (hipotermia e hipotensão induzida, hemostasia e anticoagulação). 
- Dominar práticas seguras e de qualidade em anestesia. 
- Desenvolver conhecimentos de gerenciamento em anestesia do centro cirúrgico. 
 
Médico Residente - R3 Duração
RPA 3%
Pré e pós-anestésico 12%
Centro Cirúrgico e Ambulatorial 39%
Estágio 8%
SADT 15%
Plantão em Anestesiologia 15%
Atividade Teórica 8%

 

Auxiliar

Dr. Marcel Rezende Lopes

Supervisor do PRM em Anestesiologia

- Doutorado em Anestesiologia pelo InCor/FMUSP - SP

- Membro Titular da Soc. Brasileira de Anestesiologia - SBA

- Membro Titular da Assoc. de Medic. Intens. Brasileira - AMIB

- Anestesiologia - Medicina Interna/Terapia Intensiva

- Título de Especialista em Anestesiologia pela SBA

- Título Superior em Anestesiologia pela SBA

- Título de Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB

- Médico do Corpo Clínico da SCMP Passos-MG

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0106701101215913

Informações: (35) 3529-1006

 


 

 

SOBRE A UNEP
Criada em 2015, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos gerencia, organiza e promove a formação profissional e acadêmica em saúde, desenvolve e coordena pesquisas clínicas e projetos de inovação, disseminando e construindo o conhecimento.
ACESSO RÁPIDO
ATENDIMENTO
Telefone
(35) 3529-1457
© 2021 UNEP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.