UNEP
SCMP.ORG.BR
LIGUE (35) 3529-1457
Seja um doador

PESQUISADORES DA SCMP publicam artigo sobre fibrilação atrial em pacientes hemodialíticos no International Journal of Cardiovascular Science.

A anticoagulação em pacientes de hemodiálise requer uma abordagem cuidadosa, devido aos riscos de sangramento e às peculiaridades do tratamento.

Pacientes em hemodiálise podem ter distúrbios de coagulação devido à disfunção renal e a outros fatores relacionados à doença.

Além disso, a hemodiálise em si pode promover alterações na função plaquetária e nos níveis de fatores de coagulação.

 

Neste contexto, os pesquisadores Maria da Graça Lepre Hawerroth, Lucas Yuji Sonoda, Dr. Walter Alvarenga de Oliveira, Prof.Dr.Jean Silva, realizaram um estudo com os pacientes em tratamento hemodialítico da Santa Casa de Misericórdia de Passos recentemente publicado no International Journal of Cardiovascular Science.

 

Os resultados mostraram um elevado risco embólico e hemorrágico dos pacientes e que em 6,7% foi constatada a FA e que destes 1% estavam anticoagulados.

Ainda, foi encontrada associação da FA com a anticoagulação, idade acima de 65 anos e insuficiencia cardíaca.

 

Assim, evidencia-se uma carência de evidências clínicas robustas sobre a indicação da anticoagulação de maneira eficaz e segura no tratamento de doentes renais crônicos.

 

Confira o artigo na íntegra em: https://ijcscardiol.org/article/prevalence-of-atrial-fibrillation-in-patients-with-end-stage-renal-disease/

SOBRE A UNEP
Criada em 2015, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos gerencia, organiza e promove a formação profissional e acadêmica em saúde, desenvolve e coordena pesquisas clínicas e projetos de inovação, disseminando e construindo o conhecimento.
ACESSO RÁPIDO
ATENDIMENTO
Telefone
(35) 3529-1457
© 2024 UNEP . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.