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PEDIATRIA

Programa de Residência Médica em Pediatria é formar pediatra capaz de prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento; atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações sociais, culturais e científicas, com capacidade de realizar a busca ativa de novos conhecimentos; participar dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação às questões de saúde mais prevalentes; atuar em equipe interdisciplinar.

O programa é desenvolvido com um grau de complexidade crescente, priorizando as metodologias ativas e estimulantes de forma a incentivar a responsabilidade pela própria educação médica permanente e a prática dentro de contexto ético, legal e técnico de alto nível.

 

* R1 - Primeiro Ano

- Promover a integração dos conhecimentos básicos e clínicos para avaliar e orientar o processo normal do crescimento e desenvolvimento na infância.

- Reconhecer a importância das condições ambientais, psicológicas e sócio-culturais no atendimento das crianças e adolescentes.

- Valorizar o aleitamento materno e o vínculo mãe-filho para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

- Compreender os conceitos de atenção primária, atenção secundária e atenção terciária nos sistemas de saúde e o sistema de referência e contra-referência.

- Reconhecer as doenças mais frequentes na infância e saber distinguir sua gravidade para indicar o nível de complexidade adequado para seu atendimento.

- Reconhecer as causas mais comuns dos acidentes na infância e a sua prevenção.

- Reconhecer a importância do Programa Nacional de Imunizações na prevenção de doenças da infância e adolescência.

- Valorizar o trabalho em equipe multidisciplinar para a abordagem adequada dos casos mais complexos em enfermaria geral de pediatria.

 

R2 - Segundo Ano

- Integrar os conhecimentos necessários para avaliar o processo de crescimento e desenvolvimento de filhos de mães adolescentes e outros grupos de risco.

- Integrar os conhecimentos para a adequada compreensão dos determinantes biológicos, psicológicos e sociais dos distúrbios nutricionais.

- Valorizar a saúde materna como um determinante da saúde do feto e do recém-nascido.

- Integrar os conhecimentos para a utilização racional dos métodos laboratoriais para diagnóstico e acompanhamento de tratamento das doenças mais prevalentes em pediatria.

- Integrar os conhecimentos para a utilização racional dos métodos de imagem para diagnóstico e acompanhamento de tratamento nas doenças mais prevalentes em pediatria.

- Compreender a importância da biologia molecular aplicada à pediatria.

- Integrar os conhecimentos para a determinação genética de doenças em pediatria.

- Compreender a importância da prevenção na infância das doenças prevalentes no adulto.

 

R3 - Terceiro Ano

- Integrar os conhecimentos necessários para compor, com os dados obtidos pela anamnese, exame físico, exames subsidiários e condições de vida do paciente, um raciocínio clínico e uma programação terapêutica e de orientação, com base na melhor evidência disponível, para as doenças mais prevalentes no recém-nascido, na criança e no adolescente.

- Desenvolver a capacidade de manter-se atualizado, buscando material adequado para reciclagem constante.

- Ler criticamente um artigo científico.

- Liderar a equipe de saúde no atendimento da criança e do adolescente.

- Integrar os conhecimentos para compreender os determinantes sociais da violência contra crianças e adolescentes.

 

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Criada em 2015, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos gerencia, organiza e promove a formação profissional e acadêmica em saúde, desenvolve e coordena pesquisas clínicas e projetos de inovação, disseminando e construindo o conhecimento.
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